31 de outubro de 2014

Um mês sem alimentos de origem animal

Outubro foi um mês que eu aguardei com apreensão. Na comodidade do meu vegetarianismo, o salto para a alimentação vegana seria uma etapa distante, quando eu finalmente pudesse ter mais acesso à comidas com essa restrição, tanto dentro quanto fora de casa. Achei que ia ser muito, muito tenso.

Mas eu me surpreendi positivamente, muito além do que eu esperava. Juro que foi tranquilo. Durante a semana mal deu para sentir, já que tenho o hábito de dar preferência à comidas veganas no almoço, e para o jantar eu passei a cozinhar mais (o que foi ótimo, já que eu adoro minha comida - sem modéstias, porque sou só eu que como mesmo). Açúcar: reestabelecido com Oreo (mas aí comi demais e passei a comer bem menos), paçoca (essa aí continua firme e forte) e jujuba. Queijo: Requeisoy salvou meus dias algumas vezes, mas de resto, não senti muita falta.

Claro que tiveram as partes chatas. Sair de noite significa ter que levar alguma comida pra mim (numa dessas, saí sem levar nada e sofri o resto da noite porque queria pizza, e não batata frita). Não explicar direito significa que de alguma forma vai surgir maionese ou cream cheese no seu pedido, e pela pessoa ter feito com tanto carinho, achei pior mandar devolver do que comer. Viver na dúvida, porque de fato não temos como saber exatamente tudo que cada comida de cada restaurante leva.

Mas muito além disso, senti em mim que, no dia em que eu decidir de verdade abraçar a alimentação vegana, não vou voltar atrás. Senti que é muito mais fácil me desprender do que eu achava essencial na minha felicidade. Faz falta, sim, sonho com um brigadeiro vegano pra suprir isso, mas o tempo passa, a vontade também. E lembrar dos inúmeros motivos pelos quais seguir essa dieta vale a pena sempre ajuda.

Com isso, acabei o mês me sentindo até um pouco culpada por deixar essas descobertas caírem não no esquecimento, mas num terreno sem dono. Por mais que eu tenha adorado a experiência, não sinto que é o momento certo. Preciso do acompanhamento de um médico para ter certeza de que vou repor todos os nutrientes. Preciso de mais alternativas para essas vezes em que eu saio a noite com pessoas que não tem restrições alimentares. Preciso de locais em que veganos, vegetarianos, pessoas com alergia a laticínios e etc, sejam mais respeitadas.

Pra não deixar tudo de lado de uma hora pra outra, eu quero manter minha alimentação vegana durante os dias de semana. :)

P.S.: A foto desse mês é do "pão sem queijo" (feito de batata e polvilho) feat. bolo de cenoura com cobertura de chocolate meio amargo, ambos veganos e maravilhosos <3 font="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário